segunda-feira, 5 de novembro de 2012

JESUS, PEDRA SOBRE A QUAL SE CONSTRÓI A VIDA


             
    O fundamento é a base para o futuro de toda construção. O apóstolo Pedro faz uso de metáforas em sua carta para ensinar que todo crescimento exige um fundamento sólido e a natureza de Cristo é o nosso firme fundamento de fé em meio às circunstâncias como também o alimento do leite espiritual serve como base para fé. Uma característica comum a todas as crianças é querer crescer, ser como seus irmãos maiores ou seus pais. Quando nascemos de novo, somos meninos espirituais; obviamente que ao desfrutarmos de saúde o desejo de crescer é o sentido natural da vida e se por alguma razão não cresce algo será sinalizado como anormalidade no corpo. Desejar o leite espiritual é o instinto natural de uma criatura; é uma sinalização de que esse alimento o possibilitará desenvolver-se. Uma vez que percebemos nossa necessidade da palavra de Deus e começamos absorver  a nutrição espiritual em Cristo, nosso apetite concernente a Deus aumentará e começaremos amadurecer. Cristo segundo o apóstolo Pedro é a “Pedra Viva” “... À medida que se aproximam dele, a pedra viva...” O verbo chegando-vos, no original (proserchomenoi), traz a ideia de uma ação duradoura constante, contínua, uma forma de combater a inconstância o que nos permite a compreensão de que nessa Pedra viva, Esperança viva e a Palavra viva está a razão fundamental de todo nosso desenvolvimento e crescimento nessa grande estrutura que é o edifício espiritual, por isso, precisamos estar atentos para não rejeitarmos a Pedra que sustenta toda nossa estrutura de vida e nos calçarmos em fundamentos duvidosos. Os homens não acharam que essa pedra pudesse ser a pedra fundamental sobre a qual se constrói a vida, pois esse é o maior erro de avaliação que o homem pode cometer. O verso cinco posiciona o cristão nesta estrutura como pedra viva e o segredo é entender que uma pedra não é a casa e nem sequer uma parede; então, uma parte do corpo é inútil sem as demais. Em nossa sociedade individualista, é fácil esquecermos nossa interdependência com outros cristãos, por isso, quando Deus te chama para cumprir uma tarefa, também chama a outros para trabalhar com você, pois, unindo seus esforços individuais eles serão multiplicados. A chamada é para algo especial “o sacerdócio santo”. O apóstolo Pedro aqui não vê o sacerdócio como uma posição especial,  apenas para alguns, pelo contrário, todos os cristãos participam deste privilégio”. A palavra em latim para sacerdote significa um “construtor de pontes” pontífice (do latim pontifex) construtor de pontes era na antiguidade romana, um membro do principal colégio de sacerdotes, o colégio de pontífices, cujo líder era o pontifex maximus, inicialmente era um posto religioso e posteriormente foi incorporado pelo imperador romano. No entanto, a palavra (hierateuma) designa o sercerdócio como coletividade, o corpo de sacerdotes, e não somente um grupo de cléricos instituídos e ordenados, ou seja, uma casta sacerdotal com sua exclusividade. A conotação aqui é bem clara: o cristão tem acesso a Deus e é um ministro de reconciliação, um construtor de pontes entre os homens e Deus.

E o que significa ter um sacerdócio?

Não entrar no esquema do mundo e deixar a mente ser renovada e transformada por Deus.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rom 12:1,2)

Morrer para si mesmo e colocar a vida a disposição de Deus como devoção total.

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6: 6,14,15)

Entender que o sacerdócio tem no próprio Jesus Cristo o modelo que se colocou entre Deus e os homens para interceder por eles a Deus.

“mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: “O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre”“. Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.
(Hebreus 7:24-26).

Em face de tamanho privilégio e responsabilidade cabe-nos responder algumas perguntas importantes: 

Será que temos nos oferecido a Deus como pedras vivas?
Será que temos sido casa e também sacerdotes de Deus?
Sobre qual base você tem construído a estrutura de sua vida?

Ao ouvir uma pequena ministração em Belo Horizonte sobre esse texto da primeira carta do apóstolo Pedro capítulo 2 através do meu amigo pastor William Cunha da Igreja Presbiteriana Pentecostal do bairro Betânia fui inspirado por Deus a escrever essa pastoral com base também naquilo que ouvi e recebi de Deus como testemunha viva.

Que o Senhor te abençoe.

Fernando Miranda (pastor da Igreja Comunidade de Discípulos do R. de Janeiro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário