terça-feira, 6 de março de 2012

EVANGELHO UTILITÁRIO DENTRO DA IGREJAS?






O mundo a cada década tem mudado e os conceitos e comportamentos sociais modernos e pós-modernos de certa maneira têm moldado a mente dos grandes pensadores e formadores de opinião. Evidentemente que mudanças são inevitáveis e necessárias numa época como a nossa que vive em constante evolução, mas de certa forma preocupante, tendo em vista que nem sempre a modernidade significa evolução.
A igreja também caminha nesse cenário e por sua vez sofre influências o que ate certo ponto é compreensivo, todavia percorrendo esta estrada com bastante cuidado para não incorrer no risco de se perder nesse mar complexo de modernidade. Como cristãos e aqueles creem e pregam valores absolutos divinos estamos constantemente em rota de colisão frente às novidades em voga na atualidade.
O evangelho é puro e simples, mas poderoso e libertador; não perde a validade, pois é eterno em si mesmo. Esse conceito conflita com a realidade brasileira e incomoda os verdadeiros cristãos, pois se percebe que ultimamente ele tem se tornado utilitário em muitas Igrejas e com isso, vem a banalização do seu poder. Ele se tornou apenas um meio de se chegar ao poder ou aplacar as necessidades mais urgentes que inquietam corações que na maioria das vezes procuram apenas resolver necessidades mais urgentes; enfim, mudar suas realidades financeiras.
Segundo alguns dicionários o utilitarista tem por fim a utilidade, o proveito, ou seja, o que importa é se o que se busca produz prazer e felicidade; não interessa como ou os meios pelo qual se alcança e quem será prejudicado, contanto, que se alcance o fim, é tudo diferente do que acabamos de falar é pura inutilidade segundo um filósofo inglês chamado Jeremy Bentham juntamente com John Stuart Mill e James Mill, que difundiram o utilitarismo.
Queridos, o evangelho não serve para fins descartáveis, não é como uma roupa que se usa por um tempo e depois é descartada. Não o vivemos por interesse, o evangelho é nosso estilo de vida independentemente de nossa situação. Servimos ao Senhor Jesus Cristo porque o amamos e não nos imaginamos viver sem Ele, e não porque o evangelho possa nos proporcionar algum benefício. Fica uma palavra de advertência áqueles que utilitarizam o evangelho: Você precisa nascer de novo e experimentar o evangelho da graça do Senhor Jesus o Cristo.

Fernando Miranda ( Pastor da Igreja Comunidade de Discípulos)