sexta-feira, 16 de março de 2012

NÃO PERGUNTE O QUE SUA IGREJA PODE FAZER POR VOCÊ, MAS O QUE VOCÊ PODE FAZER POR ELA.


“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?”(I Co 12:14,18,25-30 )

   Na atual conjuntura há uma procura desesperada pela “independência” cada vez mais e o resultado disso é a síndrome das “divisões inteiramente unidas.” Mais presente do que nunca em nossos dias, isso certamente causa preocupação ao nosso coração, pois o que Deus projetou para igreja em primariamente resume-se a unidade orgânica, contudo, o espectro da igreja de Corinto, parece atuar no contexto evangélico brasileiro.
  Quero me atrever e perguntar a você meu irmão: Cristo por acaso está divido? Temos falado a mesma coisa, e estamos totalmente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer? É necessário no mínimo uma avaliação sobre essa questão que desvenda os olhos da consciência para uma realidade que precisa ser alcançada por todos os membros do corpo de Cristo; pois o corpo não se estabelece em uma só pessoa, mas em muitos membros com igual cuidado em favor uns dos outros, ou seja, cada cristão está a serviço de sua igreja por fazer parte desse projeto perfeito de Deus.

“Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo.
 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. ”(ICo 10:15-17)

     A interdependência definitivamente é o caminho a trilhar, pois nos leva a honrar e respeitar uns aos outros sem nos contaminarmos com a vanglória, a célula cancerosa que pode causar graves danos ao corpo de Cristo e pelo que me parece, a unidade é o antídoto para sermos uma igreja saudável que cresce e desenvolve normalmente. Creio que se você compreender que quando o teu ministério não funciona; a igreja sofre e evidentemente você perde, portanto reafirmo que sua localização no corpo de Cristo é mais que uma simples atuação, é a cooperação para a construção de um edifício espiritual que só pode ser edificado na comunhão e no de amor ágape (amor que requer sacrifício). Daí a pergunta mais acertada é: o que como ministro posso fazer para minha igreja?

“Somos sacerdotes servidores de pão e não comedores de pão.”

A Jesus Cristo, cabeça do corpo, honra e glória. 


Pr. Fernando Francisco de Miranda (pastor da ICODIS)