segunda-feira, 26 de março de 2012

A CENTRALIDADE DAS ESCRITURAS



“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”        (João 12:13-15)

Os últimos acontecimentos que envolveram notícias e escândalos sobre os líderes das Igrejas Mundial e Universal tem causado várias manifestações em diversos segmentos da sociedade dada a repercussão na mídia nessas últimas semanas. É constrangedor falarmos sobre esse tipo de assunto, no entanto, nós sabemos que esses fatos não são mais novidades que possam nos surpreender, acredito que a justiça de Deus e dos homens será feita aqui na terra; obviamente isso só confirma o que palavra de Deus vem dizendo há milhares de anos sobre as seduções e as vaidades inerentes ao poder. 

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” (Romanos 121-3)

O cristãos precisa cultivar uma mentalidade participativa em relação à palavra de Deus no sentido de renovar a mente, pois as escrituras, nossa regra de fé central, nos apresenta uma realidade absurdamente diferente daquilo que estamos presenciando nos últimos tempos como referencial de vida piedosa e isso evidentemente, nos faz avaliar a dimensão das dificuldades que muita gente tem em se adaptar a nova vida em Cristo ao participar do mundo da Bíblia com suas implicações de caráter moral e ético. A vida do cristão precisa estar organizada no eixo da palavra de Deus e na relação intensa com o Espírito Santo o transmissor dessas verdades divinas e da consciência cristã, caso contrário, as letras da Bíblia passarão ser frias e manipulativas, então poderão ser usadas para qualquer fim conveniente sem escrúpulo e por fim levar a morte, porque a letra em si mata, mas o Espírito vivifica.
Que o Senhor nos guarde para que continuemos fiéis a palavra de Deus

Somente as escrituras!

Fernando Miranda (pastor da ICODIS R.J.)